Dicas para a carne suína ficar ainda mais deliciosa no churrasco

Não é nenhuma novidade dizer que o churrasco é uma verdadeira tradição para as famílias brasileiras. Afinal, quem não gosta de se reunir para saborear aquela comida gostosa acompanhada de uma cervejinha? E cada vez mais neste tradicional hábito é possível encontrar os cortes suínos no cardápio. É por isso que preparamos uma série de dicas para você incluí-los da melhor maneira no seu churrasco. 

Para começar, tenha em mente que os cortes suínos mais indicados para a brasa são a costela, a copa lombo, a panceta e a picanha. Para temperá-los, alguns acompanhamentos são indispensáveis, como o limão, o alho, a pimenta-do-reino, o alecrim, a páprica e um toque de açúcar, que combina muito bem com a carne suína. 

Além disso, fique bem atento no tempo de preparo, pois, diferentemente da carne bovina, a carne suína precisa de mais tempo para que absorva todos os sabores e fique mais suculenta – o ideal é aplicar os condimentos com pelo menos 12 horas de antecedência, além de manter a carne na geladeira até a hora do churrasco. Outra recomendação é que você utilize 14 g de sal e 10 g de açúcar para cada 1kg de carne. 

Mas no dia do churrasco, por quanto tempo eu devo deixar a carne na brasa?

O tempo exato vai depender de diferentes fatores, como a espessura da carne ou o tipo de corte. Para que a costela fique irresistível, por exemplo, o ideal é colocá-la na churrasqueira com uma distância de 40 cm da brasa. Coloque os ossos para baixo por 40 minutos e, em seguida, vire e deixe por mais 40 minutos. Caso prefira, você também pode levá-la ao forno envolta em papel alumínio por aproximadamente uma hora e meia antes de finalizar na grelha.

E atenção: a carne suína não deve ser servida muito bem passada, pois ela deve estar suculenta e macia para que você possa sentir todo o sabor. 

Para terminar, escolha sempre acompanhamentos que combinem com a carne suína. Além dos tradicionais queijo coalho, farofa, arroz e abacaxi, uma salada de folhas com frutas também é uma excelente pedida, pois o agridoce combina muito bem com este tipo de carne. Ao incluir frutas na salada de folhas, o corte suíno ganha ótimos aliados na função de encher o churrasco de cores e sabores.

Com essas dicas, você já pode preparar um churrasco ainda mais completo e com cortes suínos da Ecofrigo. Aproveite!

Referência: charcutaria.org (acesso em 20/12).