O agronegócio brasileiro conta com 120 aberturas de mercado em 50 países, com uma recente abertura ocorrida em maio de 2024.
Esta abertura refere-se ao Butão, que aprovou a exportação de carne suína brasileira, sendo agora a segunda abertura de mercado do país asiático, que em dezembro de 2023, também abriu mercado para importar carne de aves do Brasil.
Registros também apontam que o país aumentou significativamente os volumes de importação de produtos do agronegócio brasileiro, praticamente dobrando os valores do ano de 2022 para 2023.
O país tem quase um milhão de habitantes, e indicadores locais apontam que cerca de 20% da população consome carne suína, a expectativa é que com a exportação do produto brasileiro para o país, estes números sejam incrementados tendo em vista a qualidade da carne suína brasileira, que pode potencializar o consumo no Butão.
Segundo estudos, essas aberturas de mercado na Ásia estimulam a competitividade proporcionada às proteínas brasileiras na região, levando em conta também, as vantagens nas condições tarifárias do mercado butanês.
Essa dinâmica possibilita também, firmar o papel do Brasil no apoio à segurança alimentar, atuando em complemento com os produtores do Butão.
A carne suína brasileira é sinônimo de qualidade e garantia de sabor e nutrição, temos muito orgulho em produzir com excelência, um produto que movimenta nossa economia em nível global.